tag:blogger.com,1999:blog-28833592285032767822024-03-14T01:10:26.002-07:00Lira Atemporal Iremar Marinhonavegar é preciso navegar é preciso navegar é preciso navegar é preciso navegar é precisoIremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.comBlogger25125tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-23939659884481108092013-06-18T15:44:00.000-07:002013-06-18T15:44:08.124-07:00Usina *<div dir="ltr" style="text-align: left;" trbidi="on">
<div class="MsoNormal">
</div>
<h4 style="text-align: left;">
<span style="line-height: 115%;"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><i style="font-size: 14pt;">Iremar Marinho</i><span style="font-size: 14pt;"> </span></span></span></h4>
<div>
<span style="line-height: 115%;"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><span style="font-size: 14pt;"><br /></span></span></span></div>
<div>
<b style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; line-height: 115%;">O bueiro fere o espaço. </b></div>
<span style="line-height: 115%;"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><b>
O apito fere o tempo.</b></span></span><br />
<div class="MsoNormal">
<span style="line-height: 115%;"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><b><br />
A fumaça fere o ar.<br />
A produção fere a gente.<br />
<br />
Nos gases que a usina expele,<br />
sobem as almas dos homens,</b></span></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="line-height: 115%;"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><b><br />
que são nada. Embora tantos,<br />
somem no ar, são fumaça.<br />
<br />
Fumaça que leva sonhos<br />
de fuligem maculados. <o:p></o:p></b></span></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="line-height: 115%;"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><b><br /></b></span></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><b><span style="line-height: 115%;">Fumaça
que fere o ar</span><span style="line-height: 115%;">.</span></b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<br /></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-family: Verdana, sans-serif; line-height: 115%;"><b><br /></b>
</span><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; line-height: 115%;"><span style="font-size: large;"><b>Marcas *</b></span></span><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 14pt; line-height: 115%;"> </span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 14pt; line-height: 115%;"><br /></span></div>
<div class="MsoNormal">
</div>
<h3 style="text-align: left;">
<span style="line-height: 115%;"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><i>Iremar Marinho</i></span></span></h3>
<br />
<div class="MsoNormal">
<span style="font-family: Verdana, sans-serif; line-height: 115%;"><b><span style="font-size: x-small;">A
máquina produz homens,<br />
abastecendo o mercado, <o:p></o:p></span></b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-family: Verdana, sans-serif; line-height: 115%;"><b><span style="font-size: x-small;"><br /></span></b></span></div>
<div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-family: Verdana, sans-serif; line-height: 115%;"><b><span style="font-size: x-small;">no
cumprimento da lei<br />
da oferta e da procura.<br />
<br />
Cada caixa de homens traz<br />
sua etiqueta loquaz –</span></b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<br /></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-family: Verdana, sans-serif; line-height: 115%;"><b><span style="font-size: x-small;">esta:
ricos; esta: pobres,<br />
mais esta: desempregados. <o:p></o:p></span></b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-family: Verdana, sans-serif; line-height: 115%;"><b><span style="font-size: x-small;"><br /></span></b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-family: Verdana, sans-serif; line-height: 115%;"><b><span style="font-size: x-small;">Mais
uma caixa: tiranos, </span></b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-family: Verdana, sans-serif; line-height: 115%;"><b><span style="font-size: x-small;">aqueloutra, marginais. </span></b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-family: Verdana, sans-serif; line-height: 115%;"><b><span style="font-size: x-small;">
<br />
São as marcas registradas.<br />
Homem industrializado,</span></b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-family: Verdana, sans-serif; line-height: 115%;"><b><span style="font-size: x-small;">
<o:p></o:p></span></b></span></div>
<span style="font-family: Verdana, sans-serif; line-height: 115%;"><b><span style="font-size: x-small;">medido, empacotado,<br />
computado, consumido.</span></b></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="line-height: 115%;"><br />
</span><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: x-small; line-height: 115%;"><b>*</b></span><i style="line-height: 115%;"><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: x-small;"><b>Poemas integrantes da "Coletânea Caeté do Poema Alagoano", publicada pela
Seculte/Alagoas, 1987</b></span></i></div>
</div>
Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com7tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-22109325276129522252012-09-13T22:41:00.000-07:002012-09-17T20:34:26.034-07:00Cavatina para William Blake<div dir="ltr" style="text-align: left;" trbidi="on">
<h2 style="text-align: left;">
<strong><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: large;"><em>Iremar Marinho</em></span></strong></h2>
<br />
<div style="background-color: white;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: large;"><strong>Eu me rendo,</strong></span></div>
<div style="background-color: white;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: large;"><strong>William Blake.</strong></span></div>
<div style="background-color: white;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: large;"><strong>Eu te vendo</strong></span></div>
<div style="background-color: white;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: large;"><strong>Minh'alma</strong></span></div>
<div style="background-color: white;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: large;"><strong>De pé-quebrado.</strong></span></div>
<div style="background-color: white;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: large;"><strong>Não suporto mais a luta</strong></span></div>
<div style="background-color: white;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><strong><span style="font-size: large;">do teu céu com meu inferno<i>.</i></span></strong></span></div>
<div style="background-color: white; font-size: 12px;">
<br /></div>
<div style="background-color: white; font-size: 12px;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><b><span style="white-space: pre;"> (<em>1</em></span><em>1-8-2011)</em></b></span></div>
<div style="background-color: white; font-size: 12px;">
<em><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><br /></span></em></div>
<div style="background-color: white; font-size: 12px;">
<em><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><br /></span></em></div>
<div style="background-color: white; font-size: 12px;">
<em><span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;"><br /></span></em></div>
<h2 style="background-color: white; text-align: left;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: x-large;">Para Lêdo Ivo</span></h2>
<h3 style="background-color: white; text-align: left;">
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">(Ao modo de Sidney Wanderley)</span></h3>
<div style="background-color: white; font-size: 11px; text-align: left;">
<span style="font-size: 16px;"><strong><em></em></strong></span><br />
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: small;"><span style="font-size: large;"><strong><em>Iremar Marinho</em></strong></span> </span><br />
<span style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: small;"><br /><strong><span style="font-size: large;">Ninguém sai do poema de Lêdo<br />Sem o mar estético<br />Sem as várzeas fluidas<br />Sem as raparigas do Cavalo Morto<br /><br />Ninguém sai do poema de Lêdo<br />Sem lama lacustre<br />Sem dormir com as putas<br />Dos velhos sobrados<br />Do Jaraguá redivivo<br /><br />Ninguém sai do poema de Lêdo<br />Sem o açúcar bruto<br />Do porão das naves<br />No porto ancoradas</span></strong></span></div>
<div style="background-color: white; font-family: Arial;">
<span style="font-size: x-large;"></span><br /></div>
</div>
Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com7tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-635427761193488192010-12-04T10:50:00.000-08:002010-12-04T10:50:44.646-08:00BESTIÁRIO ALAGOANO Iremar Marinho: Meus poemas<a href="http://bestiarioalagoano.blogspot.com/2010/12/meus-poemas.html?spref=bl">BESTIÁRIO ALAGOANO Iremar Marinho: Meus poemas</a>: "Réquiem para alma baldia Iremar Marinho Divina Pastora guarda o corpo crivado d’alma baldada surpreendida dentro do beco baldio. Di..."Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-55231200000616179072010-12-03T04:35:00.000-08:002010-12-03T04:35:27.628-08:00Novo poema de Cicero Melo<b>CARMINA</b><br />
<br />
<b><i>Cicero Melo</i></b><br />
<br />
<b>O verão, Augusto, é dos nobres<br />
E deleitosos veados.<br />
<br />
Partimos, mas sangravam.</b>Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-6103276412451911952010-11-14T03:48:00.000-08:002010-11-14T03:48:19.456-08:00O mundo impossível dos meninos<i> <b>Iremar Marinho</b> *</i><br />
<br />
<i>“Ó terra em que nasci e morri,<br />
o seu Mundaú, suas lagoas,<br />
minha mocidade.</i>” (Jorge de Lima)<br />
<br />
<br />
Poeta Jorge de Lima,<br />
universal e tão próximo.<br />
Na invenção da infância,<br />
criamos o mesmo mundo<br />
impossível dos meninos.<br />
<br />
Nós percorremos a mesma<br />
Cidade da Madalena<br />
(ex-Vila da Imperatriz),<br />
o nosso burgo natal):<br />
<br />
Rua da Apertada Hora,<br />
Rua do Jatobazinho;<br />
a Rua da Cachoeira,<br />
a Rua do Virador,<br />
<br />
Rua da Matança Velha,<br />
Rua do Boi, do Carvão,<br />
Rego da Guida, Pedreiras,<br />
Rua do Consome Homem.<br />
<br />
Sou da Rua do Cangote.<br />
És do Largo da Matriz<br />
(da esquina do Comércio,<br />
olhando a Rua de Cima).<br />
<br />
Nós passeamos a esmo<br />
pelos “caminhos que ainda<br />
têm orvalhos e sonâmbulos<br />
bacuraus”, “ninhos suspensos”.<br />
<br />
Vagueamos no Cruzeiro<br />
do Século, no Jatobá,<br />
no Sueca, no Bolão,<br />
Tobiba, Terra-Cavada,<br />
<br />
lá no Fundo do Surrão,<br />
Brejo do Capim, Muquém,<br />
no Cafuxi, Amolar,<br />
no Caboje, na Jurema,<br />
<br />
Várzea Grande, Mão Direita,<br />
Cana Brava, Sapucaia,<br />
no Caípe, no Mocambo,<br />
no Ximenes, no Cajá,<br />
<br />
no Riachão, nos Esconsos,<br />
Serra Grande das Canoas,<br />
Serras do Frio, da Laje,<br />
da Barriga (do Quilombo).<br />
<br />
Tomamos banho no mesmo<br />
Mundaú, das “lavadeiras<br />
seminuas “, curiosos<br />
de ver aquelas “mocinhas<br />
nuinhas, de pé... com frio...”<br />
<br />
Na mesma feira de sábado<br />
(eu me perdi do meu pai),<br />
fostes guia da menina<br />
cega que pedia esmolas.<br />
<br />
Na estrada Great Western<br />
(“balduínas sonolentas”),<br />
os meninos de “alma lírica”<br />
aprenderam ver paisagem.<br />
<br />
Nossos mundos impossíveis<br />
unem-se pelas lembranças<br />
indeléveis como nódoas<br />
nas almas destes meninos.<br />
<br />
Eu te peço por empréstimo<br />
tuas raízes (são nossas)<br />
para deixá-las plantadas<br />
para sempre na União.<br />
<br />
Empresta-me teu sublime<br />
Acendedor de Lampiões.<br />
Empresta-me Santa Dica.<br />
Empresta-me Pai João.<br />
<br />
Empresta-me Quichimbi.<br />
Empresta-me Janaína.<br />
Tua Mulher Proletária.<br />
Empresta-me Negra Fulô.<br />
<br />
Só não tomo por empréstimo<br />
tua grandeza de poeta<br />
universal. Minha dívida<br />
contigo é muito grande.<br />
<br />
Dever-te-ei para sempre.<br />
<br />
<br />
<b><i>* Iremar Marinho é jornalista e poeta, conterrâneo <br />
do poeta Jorge de Lima, que faleceu no dia 15.11.1953 </b> </i>Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com16tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-13715607774032049752010-11-08T04:57:00.000-08:002010-12-05T23:50:54.873-08:00Os Conspiradores *<b><i>Carlos Queiroz Telles</i><br />
</b><br />
Na oposição, eles conspiravam. <br />
No governo, eles conspiravam. <br />
No anonimato, eles conspiravam. <br />
Através das rádios, eles conspiravam. <br />
Através dos jornais, eles eles conspiravam.<br />
Através de poemas, eles eles conspiravam.<br />
Nos sindicatos, eles conspiravam. <br />
Nas universidades, eles conspiravam. <br />
Nas catedrais, eles conspiravam. <br />
Ah! Como eles conspiravam<br />
De manhã, de tarde e de madrugada<br />
(especialmente de madrugada). <br />
De frente, de perfil e pelas costas <br />
(quase sempre pelas costas).<br />
Em pensamentos, atos e palavras<br />
Ah! Como eles conspiravam<br />
Conspiravam contra Deus e contra os homens, <br />
contra os homens e as mulheres,<br />
as mulheres e as crianças. <br />
Conspiravam contra a Família!<br />
Contra tudo conspiravam: <br />
contra a ordem constituída<br />
e os preceitos da lei, <br />
contra o regime vigente <br />
e as liberdades sagradas <br />
de ir e vir, de trabalhar, de progredir... <br />
Só vendo como eles conspiravam! <br />
Assim é que nem se aperceberam<br />
dos que contra eles conspiravam. <br />
Dos justos e honestos conspiradores <br />
que conspiravam contra a conspiração <br />
e agora estão no poder.Conspirando.<br />
Contra quem?<br />
<br />
<i>* Do livro “Poemas e Recados (1964) em “Relatório de Viagem – 25 Anos de Poesia” (1983) – Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo: Livraria Martins Editora<br />
</i>Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-91522391740536807982010-10-13T13:12:00.001-07:002010-10-13T13:12:46.604-07:00Funeral coletivo na guerra espanhola<b><i>Iremar Marinho</i></b><br />
<br />
Cadáveres de poetas <br />
não servem para heroísmo. <br />
Enterrem logo seus corpos. <br />
Que suas algaravias <br />
não rendam parcos discursos. <br />
<br />
Cadáveres de poetas! <br />
Sumam com eles das lápides! <br />
Nem decompondo eles cessam <br />
de comandar as trincheiras <br />
na guerra contra os fascistas. <br />
<br />
Cadáveres de poetas <br />
ocupam largos espaços <br />
das terras que se definham. <br />
São feitos para o porvir <br />
(seus ecos roucos retumbam). <br />
<br />
Sua atemporal estética <br />
são liames encarnados. <br />
Descarnem logo seus corpos <br />
para que não regorgeiem. <br />
Que não vejam o Paraíso. <br />
<br />
<i>não haverá paraíso <br />
nem amores desfolhados</i><br />
<br />
Poetas vivos empestam <br />
o ar da Espanha com versos, <br />
corrompem o ar com silepses, <br />
anástrofes, desestrofes, <br />
com redondilhas sinistras. <br />
<br />
Candentes hordas de arqueiros <br />
(traças infra-racionais), <br />
com licenças e silêncios <br />
(com licenciosidades) <br />
esperam coser o mundo. <br />
<br />
Seus fantasmas insurgentes, <br />
com armadilhas de rimas <br />
(seus ritmares possessos), <br />
são perigosos, conspiram <br />
contra o ódio dos tiranos. <br />
<br />
Seus estribilhos retornam, <br />
suas canções todos solam, <br />
seus ditirambos deliram, <br />
por Baco se embriagam, <br />
por musas se desvanecem. <br />
<br />
São fortes contra o Tirano <br />
(contra os cães no pedestal). <br />
Só não resistem aos fuzis <br />
dos criminosos fascistas <br />
(a estese de facínoras). <br />
<br />
Aterrem logo estes versos! <br />
Poetas não deixem rastros! <br />
Poemas não subsistam <br />
sob a estese dos fuzis <br />
do Tirano-General! <br />
<br />
Não dobrem pelos defuntos. <br />
Apressem seu desencanto, <br />
na terra que vai sorvê-los. <br />
Que jazam definitivos <br />
no calcanhar dos tiranos. <br />
<br />
Não esperem Federico <br />
Garcia <i>y bandarilleros</i>, <br />
que eles não voltarão. <br />
Luminares de poetas, <br />
seus rastros são luminosos. <br />
<br />
<i>Neste momento dramático <br />
do mundo, o artista deve <br />
chorar e rir com o seu povo.</i>Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com6tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-78717929682714547012010-10-04T06:20:00.000-07:002010-10-04T06:20:59.527-07:00Concerto para flauta-vértebra<b><i>Iremar Marinho</i></b> <br />
<br />
Em vez de poeta, sou <br />
o homem do megafone. <br />
Com a palavra no trombone, <br />
anuncio, à luz do dia, <br />
toda tessitura lírica, <br />
todo poema do mundo <br />
para ruir num instante. <br />
<br />
Se eu me chamasse Raimundo, <br />
se eu conhecesse Drummond, <br />
se eu visse Pedro Nava, <br />
ruiria num segundo <br />
todo edifício de ossos, <br />
toda escultura-palavra. <br />
<br />
Se fosse eu Mayakóvski, <br />
seguraria o gatilho <br />
da palavra invertebrada <br />
da revolução vencida <br />
por um tiro atrás da porta. <br />
<br />
Todo poema do mundo, <br />
toda construção-palavra <br />
ruindo por um instante, <br />
no lampejo do estampido, <br />
num sopro da flauta-vértebra. <br />
<br />
(A mais-valia da bala, <br />
o mundo em desabalada, <br />
uma balada de outubro, <br />
um tiro no dia rubro <br />
ruiu a trama delírica <br />
da revolução-malogro). <br />
<br />
Eu não me chamo Raimundo, <br />
nem Drummond nem Pedro Nava, <br />
só choro às margens do Neva <br />
junto aos mortos de Akhmátova.Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-18171782558950889632010-09-17T04:44:00.000-07:002010-09-17T04:45:47.302-07:00O rei menos o reino<b><i>Augusto de Campos</i></b><br />
<br />
<b>7</b><br />
<br />
Povo meu ó meu polvo<br />
Nas cabeças escuras e nos braços amargos.<br />
Onde os teus olhos, onde<br />
Em tanto visgo e areia?<br />
<br />
Estremeces os braços, vens de longes águas.<br />
Onde os teus olhos, onde?<br />
Escorreram no visgo a clara substância <br />
Ou a areia os enxuga até as tristes raízes?<br />
<br />
Moves a negra massa e negra<br />
Guiam-na os olhos cegos como bocas.<br />
Moves-te em derredor e enquanto dormes<br />
Deixas um rastro sempre o mesmo, negro.<br />
<br />
Serão teus estes crânios escuros que parecem<br />
Vivos embora escuros crânios,<br />
Essas bocas sem lábios que ainda vomitam sangue<br />
E devoram devoram outros crânios escuros<br />
Pelas nucas inertes?<br />
<br />
Ó polvo meu extenuado povo<br />
Monstro de carne e sono que se move<br />
Como eu caminho ao meu redor sombrio.<br />
Que mais queres de mim além de mim?<br />
<br />
Arrancaste-me a língua e a hera cobre estas palavras<br />
Pedras<br />
Que se rompem de mim com o sangue de meus vasos<br />
E eu mordo com meus dentes em derradeira oferta:<br />
<br />
Quando começo: - Mar... – os teus ouvidos apodrecem<br />
<br />
(Não se comove a tua massa, move apenas<br />
Aquelas negras, negras vozes,<br />
<br />
Falam em pão em prata e eu ouço PEDRA).<br />
<br />
<i>(Viva Vaia – Poesia 1949 – 1979 – <br />
Projeto Gráfico Julio Plaza e Augusto de Campos - <br />
Editora Brasiliense - 1986)</i>Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-769718158401964222010-09-16T18:12:00.000-07:002010-09-16T18:12:39.925-07:00Balada dos mortos dos campos de concentração<b><i>Vinicius de Moraes</i></b><br />
<br />
Cadáveres de Nordhausen<br />
Erla, Belsen e Buchenwald!<br />
Ocos, flácidos cadáveres<br />
Como espantalhos, largados<br />
Na sementeira espectral<br />
Dos ermos campos estéreis<br />
De Buchenwald e Dachau.<br />
Cadáveres necrosados<br />
Amontoados no chão<br />
Esquálidos enlaçados<br />
Em beijos estupefatos<br />
Como ascetas siderados<br />
Em presença da visão.<br />
Cadáveres putrefatos<br />
Os magros braços em cruz<br />
Em vossas faces hediondas<br />
Há sorrisos de giocondas<br />
E em vossos corpos, a luz<br />
Que da treva cria a aurora.<br />
Cadáveres fluorescentes<br />
Desenraizados do pó<br />
Que emoção não dá-me o ver-vos<br />
Em vosso êxtase sem nervos<br />
Em vossa prece tão-só<br />
Grandes, góticos cadáveres!<br />
Ah, doces mortos atônitos<br />
Quebrados a torniquete<br />
Vossas louras manicuras<br />
Arrancaram-vos as unhas<br />
No requinte de tortura<br />
Da última toalete...<br />
A vós vos tiraram a casa<br />
A vós vos tiraram o nome<br />
Fostes marcados a brasa<br />
Depois vos mataram de fome!<br />
Vossas peles afrouxadas<br />
Sobre os esqueletos dão-me<br />
A impressão que éreis tambores –<br />
Os instrumentos do Monstro –<br />
Desfibrados a pancada:<br />
Ó mortos de percussão!<br />
Cadáveres de Nordhausen<br />
Erla, Belsen e Buchenwald!<br />
Vós sois o húmus da terra<br />
De onde a árvore do castigo<br />
Dará madeira ao patíbulo<br />
E de onde os frutos da paz<br />
Tombarão no chão da guerra!Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-60454402531170467422010-09-15T07:44:00.000-07:002010-09-15T12:49:23.467-07:00Poema de névoas<i><b>Iremar Marinho</b></i><br />
<br />
<i>Ao meu pai Manoel Marinho</i><br />
<br />
- Que divindade reúne<br />
Miasmas desintegrados<br />
E bóreas inomeados<br />
Para formar nebulosas?<br />
<br />
- Um deus desmemoriado,<br />
Qual demiurgo deforma<br />
O tempo para em seguida<br />
Refazê-lo como névoa?<br />
<br />
- Não é o cosmo tecido<br />
Como teia pela aranha,<br />
Mas esculpido ao fogo<br />
Soprado por mil demônios.<br />
<br />
Ó homem marcado, dai<br />
Lugar a quem, sem sinal,<br />
Passa incólume sob o crivo<br />
Dos detentores da morte.<br />
<br />
Atentai ao que está mudo<br />
(Não-falado-aquém-do-som),<br />
Ao quase que nunca é,<br />
Ao rumor de ventos dantes.<br />
<br />
Atentai à flor da pedra,<br />
À prostração do vazio,<br />
Ao raio feito delírio,<br />
Aos lírios ensanguentados.Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-53155733740906586562010-09-12T10:16:00.000-07:002010-09-12T10:16:44.084-07:00Eu à poesia<b><i>Vladímir Maiakóvski</i></b><br />
<br />
Eu à poesia <br />
só permito uma forma: <br />
concisão, <br />
precisão das fórmulas <br />
matemáticas. <br />
Às parlengas poéticas estou acostumado, <br />
eu ainda falo versos e não fatos. <br />
Porém <br />
se eu falo <br />
“A” <br />
este “a” <br />
é uma trombeta-alarma para a Humanidade. <br />
Se eu falo <br />
“B” <br />
é uma nova bomba na batalha do homem.<br />
<br />
<i>1922 <br />
(Poemas - <b>Vladímir Maiakóvski</b>. Tradução Augusto de <br />
Campos. Tempo Brasileiro, 1967, p. 79)</i>Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-60870893417517268692010-09-12T10:10:00.000-07:002010-09-12T10:10:54.182-07:00Crença<b><i>Iremar Marinho</i><i></i></b><br />
<br />
Afro-latino-ameríndio,<br />
Creio em Tupã-Xangô,<br />
Na vida passageira,<br />
No homem provisório.Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-31407167293008214652010-02-11T05:50:00.000-08:002010-09-17T05:17:25.855-07:00O Nascimento do Rio<b>Homenagem poética aos que lutam<br />
contra a Transposição do Rio São Francisco</b><br />
<br />
<i><b>Autor: Marinho do Nordeste (Idemar Marinho)<br />
Cantor e compositor renascentista,<br />
Membro titular da Academia Brasileira de Literatura de Cordel</b></i><br />
<br />
<i>Ao Frei Luiz Cappio<br />
</i><i>Ao Frei Gilvander Moreira<br />
Guardiãos do Rio São Francisco<br />
Ao Professoor Ivan Cavalcanti Proença, crítico maior <br />
e notável defensor da cultura popular<br />
</i> <br />
<b>Trechos do Livro: <b>"A Saga do Rio São Francisco"</b> <br />
</b> <br />
<br />
Quando eu vim à terra houve um ofertório<br />
O fogueteiro escolhido foi Fiel<br />
Formou-se no firmamento um oratório<br />
À direita assistia o anjo Gabriel<br />
E Meu Padrinho à sua esquerda em oração<br />
Sentada ao centro se encontrava Maria<br />
Alcandorado vinha o Cristo que dizia:<br />
Os teus rugidos se ouvirão no sertão!<br />
<br />
Ouvi dos mártires a mais bela moção<br />
Cívica ao libertas que também serás!<br />
Surgiu escrita no céu esta oração<br />
Que guardei: Se fores humilde vencerás!<br />
Ainda que reine o poder temporário<br />
E te reduzam a um punhado de espumas<br />
Convém a mim que nunca jamais te consumas<br />
Aumentarei lá na foz o teu estuário...<br />
<br />
Nos oceanos ainda haverá corsários<br />
E caso voltes para o ciclo completar<br />
O que é justo somente aos refratários<br />
Serás um rio mas com extensão de mar<br />
Aí ninguém te ousará cortar o fio<br />
Com áreas privativas margens erodidas<br />
Então retornarás em novas investidas<br />
Cumprindo teu destino de um grande rio<br />
<br />
Fonte indomável dos oceanos profundos<br />
Razão de ser dos mais singelos ribeirinhos<br />
Torrente dos frios invernos mais fecundos<br />
Como também o poço dos verões mesquinhos<br />
Que ignoram os rios da eternidade<br />
Abrandarei o grito dessas legiões<br />
De criaturas em ocultas convulsões<br />
Cuida, Francisco! Avia! que já é tarde!<br />
<br />
Neste momento o mundo deu um estalo<br />
O tempo parou numa dimensão de luz<br />
O eixo do sol teve um grande abalo<br />
O pagador de promessa largou a cruz<br />
Neblinas de uma coloração celeste<br />
Envolveram retirantes e lavradores<br />
As caatingas se impregnaram de flores<br />
Era eu que me aproximava do Nordeste<br />
<br />
<b>O SÃO FRANCISCO DEIXA<br />
PARA TRÁS A SUA NASCENTE</b><br />
<br />
Quando deixei para trás a minha nascente<br />
Sonhei um porvir risonho bem por missão:<br />
A terra fecundava toda a semente<br />
Meus afluentes se esparramavam no chão<br />
Cada fenda inóspita reflorescia<br />
Os vilarejos em festa comemoravam<br />
O tempo que os beatos vaticinavam<br />
Dizendo que o mar sertão se tornaria<br />
<br />
Desde que saí do Samburá meu desejo<br />
Nunca mudou de cara foi sempre um só<br />
Tão largo quanto a extensão e o cortejo<br />
Que encontrei disperso pelo arredor<br />
Em lamentável condição de extermínio<br />
Por motivo da fraqueza e da tonteira<br />
Que é o começo da fome roedeira<br />
A tornar turvo também meu raciocínio<br />
<br />
Fiz o recuo contra minha lealdade<br />
Pois à medida que sacudia os despejos<br />
Nas costas verdes de Alagoas à tarde<br />
Ouvi sussurros pesarosos murmurejos<br />
Que pediam subisse ao Oiapoque<br />
E barrufasse dos confins do Ceará<br />
Até Bahia nos redutos do croá<br />
À custa de maldição tocaia remoque<br />
<br />
Pensaram em religar-me a meu irmão<br />
Mais velho cujas ondas são insuperáveis<br />
Irrigaríamos toda esta nação<br />
Mas viram ouro reluzir nos insondáveis <br />
Caminhos do sertão e por causa da vil<br />
Corrida fui traído o trato desmanchado <br />
Parece que estava tudo combinado<br />
E a fome se alastrou pelo Brasil<br />
<br />
Eu quis passar pelo raso da Catarina<br />
Para ali fazer crescerem ao ananás<br />
Mas uma voz veio perguntou repentina:<br />
Não vais à terra onde cantam os sabiás?<br />
Lá os pastos são verdes muito mais floridos <br />
Riachos regam canaviais bons de corte<br />
Quem muito tem recebe o dobro como dote<br />
A lei garante o bolso dos protegidos<br />
<br />
Os rasos sempre me chamaram a atenção!<br />
Pra eles eu nasci por eles fui gerado<br />
Onde tivesse um raso seco em cascão<br />
Cedo pra lá eu resvalava animado<br />
Até que me senti rio fragmentário<br />
Obrigado a ser apenas um remanso<br />
Hoje tudo que eu quero é só descanso<br />
Quem sabe depois retomo o itinerário<br />
<br />
<b>O ALFERES E O RIO</b><br />
<br />
Tiradentes quando me viu contrariado<br />
Sem libertar o Nordeste então saiu<br />
Pelos atalhos perigosos destinado<br />
A morrer pela liberdade do Brasil<br />
Como herói da inconfidência mineira<br />
Enquanto eu era cassado no sertão<br />
O alferes era arrastado pelo chão<br />
Esquartejado pela elite brasileira<br />
<br />
A mesma origem tivemos desde a infância<br />
Eu nasci no brejo ele na cachoeira<br />
Eu retirante e ele na relutância<br />
Tirava dentes de segunda à sexta-feira<br />
Trazíamos ambos duas missões radiosas<br />
Eu tornaria o sertão suficiente<br />
Ele faria o Brasil independente<br />
Contra nós dois suscitaram forças trevosas!<br />
<br />
Ambos fomos por natureza jardineiros<br />
Joaquim José da Silva Xavier regou<br />
A planta que dá liberdade aos brasileiros<br />
Eu sou um brejo mineiro que aguou<br />
A esperança de quem serve e trabalha<br />
A dor que sinto em mim ele também sente<br />
Somos caroços de uma mesma semente<br />
Gêmeos vitelinos na furria e na muralha <br />
<br />
Dele o que sobrou depois em Vila Rica<br />
Se transformou em relíquia memorial<br />
De mim o que restou agora se estica<br />
Na reta de origem um cano de cristal<br />
Mas adorar o faraônico é absurdo<br />
O importante é conservar o amor<br />
Este foi sempre o maior libertador<br />
Porque somente o amor é que é tudo<br />
<br />
Ele sabia que indo contra o regime<br />
Despertaria intriga e agitação<br />
Eu já previa que minha missão sublime<br />
Também seria motivo de divisão<br />
Por isso é que resisto às repicagens<br />
Ao empeço à má vontade e covardia <br />
Tendo por certo que vem chegando meu dia<br />
Porque se fecham depressa as minhas margens.<br />
<br />
<b>MUDARAM O DESTINO DO RIO</b><br />
<br />
Não me deixaram seguir o plano-piloto<br />
Cujo perfil era capaz de fecundar<br />
Os chapadões onde de fome se cai morto<br />
E se enterra em cova rasa no lugar<br />
Não por preguiça seu moço mas por faltar<br />
Força no corpo carente de vitamina<br />
É a dura realidade nordestina <br />
Que tantos teimam ainda em duvidar<br />
<br />
Cada vez que solícito tentei cumprir<br />
A rota traçada pelo crivo divino<br />
Encontrei o percurso a interferir<br />
Cavaleiros do apocalipse nordestino <br />
Que me coagiam a beijar solos costeiros<br />
Onde eternas fluíam potentes veias<br />
E de janeiro a dezembro eram cheias<br />
Que renutriam latifúndios usineiros<br />
<br />
Dos que no planalto central foram gerados<br />
Sou de minada a única que no calor<br />
Pendeu para as caatingas condenadas <br />
Onde o sol aparece madrugador<br />
Porém nem bem saía dos lençóis de Minas<br />
Farejaram meu presunçoso paradeiro<br />
Recebi ordem de prisão em Juazeiro<br />
Sob a mira de coronéis carabinas<br />
<br />
<b>O RIO DESCONFIA</b><br />
<br />
Querem me reduzir a poço e riacho<br />
Como se eu fosse algum rio menor<br />
Que coubesse numa bacia ou mesmo tacho<br />
Amarrado numa forquilha e dado nó <br />
Para uso restrito e familiar<br />
De importante seleta piscicultura<br />
Isso no fundo corrói minha estrutura<br />
Eu não queria ficar preso a marajá...<br />
<br />
Os abastardos sempre têm a seu dispor<br />
Águas em demasia abusam do chuveiro<br />
São apáticos não sabem o que é calor<br />
Sempre que podem trocam Deus pelo dinheiro<br />
Acham que os rios são depósitos de dejectos<br />
Desde que sejam profundos pois os menores<br />
Eles aterram confiscam seus arredores<br />
Sob promessa de caridosos projetos <br />
<br />
A voz divina adverte a São Francisco<br />
Antes da histórica chegada em Petrolina:<br />
Meu filho! Adiante tem um obelisco<br />
Que vai te fustigar ata à guilhotina!<br />
É de bom alvitre ires por Caicó<br />
Sempre pela zona seca famigerada<br />
Se te surpreenderem na pavimentada<br />
Vão querer te algemar e te dar um nó!<br />
<br />
Neste momento meu pensamento vagueia<br />
Por um mundo de sensações impressionantes<br />
Ouço o canto mavioso da sereia<br />
Que me chama para Maceió nos mirantes<br />
Reajo a esse convite sedutor<br />
Prefiro o beijo e o calor de Teresina<br />
Porém recuso sobrepujar minha sina<br />
Confuso não quero ir para onde vou<br />
<br />
Papagaios falantes em presságios breves<br />
Dizem-me que até a dura aroeira<br />
Não mais prestará sua sombra aos almocreves<br />
Porque daqui em diante toda madeira<br />
Frondosa só dará onde meu braço alcance<br />
Quem já se apossa da linha da ribeira<br />
Recebe uma proposta alvissareira:<br />
Eu agracio só a boa vizinhança!<br />
<br />
O otimismo das araras me comove<br />
Quando vaticina que ao menos adubo<br />
Para grandes árvores serei onde não chove<br />
Pois se para a parte seca pego subo<br />
Ouço um Basta! vindo dos assentamentos<br />
Não vou além de uns canteiros de legumes<br />
Alguém regula o controle dos volumes<br />
Obediente à lei dos encanamentos<br />
<br />
Esta sombra sobra da conta em minha foz<br />
Então se resta sem proveito não é justo<br />
Que para lá me atraiam muito veloz<br />
Aqui vejo tanto horror que me assusto<br />
Há quem comece já a me esquartejar<br />
Chamem meu Padrim Ciço para a extrema unção!<br />
Querem encerrar minhas águas num porão<br />
Dizendo que assim sertão vai virar mar...<br />
<br />
Ao me aproximar da serra da divisa<br />
Avisto pecuaristas alegres da China<br />
Que sem tocar o pó da terra que precisa<br />
Pelo menos duma quarta de chuva fina<br />
Desconhecem verões arbustos e espinhos<br />
Que pelos lados sobrevivem há milênios<br />
Na privação carentes de oxigênios <br />
Amarelecidos ao longo dos caminhos<br />
<br />
No tempo em que Pernambuco mais devia<br />
A seus vizinhos e pagava no lacaio<br />
Na era da chibata rude da heresia<br />
Deu à Bahia a serra do papagaio<br />
A longos dias se for a pé de Pilão<br />
Arcado, Campo Alegre e São Raimundo<br />
Nonato terras que continuam no fundo<br />
Dos cafundós mesmo depois da inundação<br />
<br />
Porque aqui as águas já buscam somente<br />
O eixo que sustenta o fluxo milenar<br />
Vêm e voltam cada dia ao nascente<br />
E se despejam bem na garganta do mar<br />
Incursas neste dispendioso processo<br />
Indiferentes ao gemido dos cabritos<br />
Crias humanas que se afligem aos gritos<br />
Até o término do trágico decesso<br />
<br />
<b>A PERDA DO CABEDAL</b><br />
<br />
Quando Vespúcio no período colonial<br />
Me achou e batizou com nome de santo<br />
Eu percebi que perdia o cabedal<br />
Não sei por júbilo ou por desencanto<br />
Só sei que ali começava o delírio<br />
Veredas minhas já naquelas datas idas <br />
Eram pisoteadas quase carcomidas<br />
Dando início ao meu penoso martírio<br />
<br />
Gonçalo do Amarante me avisou<br />
Numa inflexão de pura corrigenda:<br />
“Segue a rota que o Cristo tracejou<br />
Não te desvies dos excluídos nesta senda<br />
Mesmo que sejas condenado à cadeia!”<br />
E ainda no meu ponto chamado médio<br />
Os invasores me fizeram o assédio<br />
Entupiram minhas nascentes com areia<br />
<br />
Jerico, diz a bíblia, que vinte e duas<br />
Vezes foi invadida só por ambição<br />
Conquistadores tinham inveja de suas<br />
Nascentes que sobejavam em profusão<br />
A limpeza que tive não foi simpatia<br />
Mas sem cobiça pois no meu espaço dou<br />
Madeira devastada de grande valor<br />
A soja tem do governo a garantia.<br />
<br />
Desde que fatigado entrei em Pirapora<br />
Se valeram de minha parte os buritis<br />
Tinham sido intimados naquela hora<br />
Ao sacrifício pelo gáudio dos hostis<br />
Cegos advogados do desmatamento<br />
As zonas para derrubada sendo francas<br />
Nem o olhar sobrenatural das carrancas<br />
Conseguia sustar o assoreamento.<br />
<br />
Até que ali eu cheguei a esticar<br />
O passo animado por uns carranqueiros<br />
Que me confortavam dizendo avistar<br />
Meu mais generoso afluente – O Pandeiros<br />
Com quarenta lagos de boa extensão<br />
Cheios de bagre carapeba surubim<br />
Todos correndo a se juntarem a mim<br />
Na empreitada para o alto sertão <br />
<br />
Os grandes troncos enraizados restantes<br />
O eucalipto o cedro e a figueira<br />
Que careciam de águas claras abundantes<br />
Todos deixaram de nascer à minha leira<br />
Apenas reservadamente os tenho visto<br />
Junto à entrada de ofuscantes usinas<br />
Ou frondejando empreiteiras clandestinas<br />
Mesmo assim recusado nunca desisto<br />
<br />
Porém entre Pirapora e Juazeiro<br />
Decerto por ainda ser meio frangote<br />
Conquanto já me achasse meio ronceiro<br />
Não tinha ainda o padecer de Cravinote<br />
Sob o chicote e os castigos de Firmino<br />
Naquele tempo muitas folias de rei<br />
E rodas de São Gonçalo improvisei<br />
Com mineiros que exaltavam Ouro Fino<br />
<br />
<b>A CHEGADA DO RIO EM SOBRADINHO <br />
- ENFRAQUECIMENTO DAS BACIAS</b><br />
<br />
Quando eu corria só em meu redemoninho<br />
Atravessando a vereda tropical<br />
Nunca me viram secar em meio de caminho<br />
Era tão forte aguentava passar mal<br />
Hoje qualquer solzinho me faz recuar<br />
Uma légua para mim é muita distância<br />
Recolho-me à minha insignificância<br />
Estou morrendo me arrastando devagar<br />
<br />
Nesta penúria o meu leito se bifurca<br />
Constantemente açoitado empalideço<br />
Pouco à frente se ergue a arapuca<br />
De tanto me castigarem enfim esmoreço<br />
Rios menores correm a me socorrer<br />
Não adianta enxertia enchimento<br />
Meu mal é de morte mal de recolhimento<br />
Metade de mim não serve mais pra beber<br />
<br />
Quando me vi assim retido em Sobradinho<br />
Chorei opresso fiquei a conjeturar:<br />
Se chove fácil nesse ponto ribeirinho<br />
Então por que vão minhas águas segregar<br />
Em uma gigantesca concha de marfim<br />
Ou cercado por todos os lados de parede<br />
Que me impede de ir minorar a sede<br />
De quem se aflige e tanto chorar por mim?<br />
<br />
Triste fiquei como Oliveira sem Roldão<br />
Repartido em sesmarias para herança<br />
Aquele gênio que eu tivera de sansão<br />
Agora era o gênio de uma criança<br />
Que ao deixar Minas Gerais fui logo preso<br />
Refém de agropecuaristas rurais<br />
Interditado por avisos e currais <br />
Sobrevivendo neste longo menosprezo<br />
<br />
Desfalecido percorri quênios fagueiros<br />
Cobertos de um manto fino folharal<br />
Não vingava um pé de fava nos carreiros<br />
Do topo me surgiu chaminé magistral<br />
Entre a fumaça e o bueiro existia<br />
Todo um oceano de substâncias impuras<br />
Essa reserva de coisas densas escuras<br />
Disseram que ali era eu que me pervertia<br />
<br />
Minhas bacias com a vinda dos grileiros<br />
Se afastaram por causa de tanto tiro<br />
Cabras da peste perderam seu paradeiro <br />
Tiveram que pela praia fazer retiro<br />
Por lá muitos vivem à beira do cais<br />
Fugindo de policiais e de contendas<br />
Outros ficaram de jagunços em fazendas<br />
A maioria pra casa não voltou mais<br />
<br />
No que me enroscaram com essa tapagem<br />
Em diversos lugares aticei o choro<br />
Uns choraram por motivo de ressecagem<br />
Outros gritaram de tanta água no couro<br />
Muitas bacias sedentas ignorei<br />
Não por mim mas porcausa de ambição alheia<br />
Mesmo no calabouço de uma cadeia<br />
Contrariado Casa Nova inundei<br />
<br />
Todo rio carece de sombra amiga<br />
De juncos mulungus jasmins e ingazeiras<br />
Precisa de chuva com sol e de cantiga<br />
De passarinho e criança nas ribanceiras<br />
Tagarelando sem orgulho e sem soberba<br />
Em alquimias de profundo ensinamento<br />
Comportas ferros galerias de cimento<br />
Fazem a vida passar sem que se perceba!<br />
<br />
Qual Severino fui ficando esgotado<br />
Nossa Senhora! Os torvelinhos fraquinhos!<br />
O marulhar hesitante e espantadiço<br />
Continuamente xingado pelos caminhos<br />
Sem poder empurrar nem um carrim de mão<br />
No sagrado e santo ofício do carrego<br />
Que garantia o sono e o sossego<br />
Das lindas noites de sábado em União<br />
<br />
<b>O SÃO FRANCISCO TRAZ CONSIGO<br />
A TRISTEZA DE CRAVINOTE</b><br />
<br />
Assim subi trambecando – aquele graveto<br />
De rio seco. Meu Deus! Perninha fininha...<br />
Quase sem água pobrezinho num aperto<br />
De fazer pena à cacimba de Candinha<br />
Incapaz de avexar o passo e o trote<br />
Sem camisa pelo sertão ao desatino<br />
Eu vi o sol tostar meu braço nordestino<br />
Carregando a tristeza de Cravinote!<br />
<br />
Desajeitado estanque me debatendo<br />
Espumava na terra a gagulejar<br />
Quando acordava convulsivo ia dizendo<br />
A quem às margens encontrasse a rezar<br />
Que a mardita era uma piloquicia<br />
Segundo a terminologia do franzino<br />
Enigmático gracioso figurino<br />
Como eu exposto a riso e ironia...<br />
<br />
Valha-me Deus desse penoso passamento<br />
A congestão me deixa assim banalizado<br />
Toda vez que ocorre corro me assento<br />
Para não ser ainda mais hostilizado<br />
Como se fosse Cravinote na arrelia<br />
Do ocaso nos logradouros palmarinos<br />
Em sequidão escuto o grito dos meninos<br />
Meu mal só pode ser também pilepicia<br />
<br />
Pedras me atiravam no peito cativo<br />
Escarneciam me tratavam sem candura<br />
Desfigurado cabisbaixo eu pensativo<br />
Tinha vergonha de minha pouca espessura<br />
Me perseguiam comparativos fatais<br />
Minha estranha e fraca fisionomia<br />
Dava um esboço para a teratologia<br />
Minhas feições tinham contornos infernais<br />
<br />
Logo malquisto por quem me satirizasse<br />
O visual assustado de saracura<br />
Desaforado no canto que descansasse<br />
Juntava gente eu era o diabo em pintura!<br />
Uma feiúra que relatar me esquivo<br />
Triste malogro que ficou catalogado<br />
Na lembrança e pelo leitor comparado<br />
Ao assassino do cão do terceiro livro<br />
<br />
Odiado pelo Véio Fuloriano<br />
Eu não podia ao menos me encontrar<br />
Com o Canhotinho – o riachinho profano<br />
Onde as meretrizes iam se banhar<br />
E enxaguar a roupa suja das falenas<br />
A salvação eram as rezas de Mãezinha<br />
E as rogativas de madrinha Mariquinha<br />
No altar de Santa Maria Madalena!<br />
<br />
<b>JOACEMA</b><br />
<br />
Em Sobradinho a vista chega mareia<br />
O ar se enche do cheiro de alfazema<br />
E num misto de sertaneja e sereia<br />
À flor das águas submerge Joacema<br />
Da mesma forma que me sinto na amargura<br />
A virgem guerreira também mostra na face<br />
Uma angústia como se assim chorasse<br />
Por causa da minha forçada curvatura <br />
<br />
Expulsos os guerreiros filhos de Tupã<br />
Foram sumindo da toca os meus cardumes<br />
Jaci não mais pôde ser vista de manhã<br />
Estranhos introduziram os seus costumes<br />
E Joacema teve que sair daqui<br />
Trocou a pedra pelas ruas do bordel<br />
Conheceu um admirador de Gardel<br />
Mas do romance não nasceu um guarani!<br />
<br />
A tez da moça traz agora um certo ruge<br />
Chegado a carmesim meio arroxeado<br />
Em vez de tímida calada eis que surge<br />
Oferecida nos prostíbulos ao lado<br />
Guerreira pobre de marré-marré-desci<br />
Sonha em reconquistar a sua aldeia<br />
Enquanto dorme com seu homem na cadeia<br />
Numa versão trágica de Peri e Ceci<br />
<br />
Silencioso e simples qual beija-flor<br />
Também fui cortejado desde a mocidade<br />
E aqui depois que se me motorizou<br />
Tornei-me pabo cheio de formalidade<br />
Agora sou usina de particular!<br />
Não vejo pobre plantando por essas bandas<br />
Já nem mando em mim o rico é quem manda<br />
O seu desejo é somente me usar<br />
<br />
Sentada à pedra bonita - seu divã<br />
A jovem índia com seus dotes singulares<br />
Agradecia a presença de Tupã<br />
Que a protegia do branco vindos dos mares<br />
Atrás de ouro porcelanas só enfeites<br />
Aqueles rudes invasores de outrora<br />
Hoje transformam melancias e amoras<br />
Em dividendos mansões e lautos banquetes! <br />
<br />
Aqui me revestiram com trajes berrantes<br />
Minha cabeça adornaram com turbinas<br />
Meus braços foram pintados com diamantes<br />
Pra ofuscar as cantorias nordestinas<br />
Que eram belas no sertão de luas cheias<br />
Às margens só vejo luxúria e riqueza<br />
Invasores vestidos de seda francesa<br />
Fincam seus mastros em minhas tristes areias!<br />
<br />
Sem atentar pro perigo da engenharia<br />
Adversária da vida causa primeira<br />
Os calvinistas modernos chegaram um dia<br />
E inundaram o rancho e a palmeira<br />
Onde cantava o sabiá bem cedinho<br />
Sabendo que pertenciam à mesma gema<br />
E descendiam dos filhos de Joacema<br />
A índia encantada vista em Sobradinho<br />
<br />
Joacema hoje chora por causa justa<br />
Não por motivo de fundura de represa<br />
Volume d’água não é coisa que assusta<br />
Desde que não se menospreze correnteza<br />
Banhar-se em água virgem inda que pouca<br />
Cantar seu ponto nativo puro inocente<br />
Livre viver na aldeia com sua gente<br />
Era seu único e puro sonho de cabocla<br />
<br />
Mesmo que hoje permaneça a cantar<br />
Atoleimada pela tecnologia<br />
Talvez seu canto não se faça escutar<br />
Por ser a voz da natureza em agonia<br />
Falando de corrupções e veleidades<br />
Tapando-lhe os olhos e o horizonte<br />
Uma parede que cala a voz da fonte<br />
E uma ponte separando as cidades<br />
<br />
Eu culpo o capitalista renomado <br />
Que faz da água e da terra diversão<br />
Mal pagando pobre assalariado<br />
Pra estocar arroz cebola e feijão<br />
Onde já tem demais até de dar com o pé<br />
Sendo servidos à ceia dos milionários<br />
E renegados à mesa dos operários<br />
Mortos de fome na terra de Abaeté<br />
<br />
Enfim me obrigaram mesmo abandonar<br />
O verdadeiro sentido de um grande rio<br />
Casebres fui constrangido a flagelar<br />
Fiz até a natureza perder o cio<br />
O poço onde a cabocla se banhava<br />
Foi encoberto com tiborna e baronesa<br />
A coitadinha nada contra a correnteza<br />
Sem tomar pé na pedra onde se sentava!<br />
<br />
Joacema preferia o meu roteiro<br />
Desde Minas para os cocais maranhenses<br />
Onde a briga entre o índio e o posseiro<br />
Foi sempre desigual marcada por suspenses<br />
Com extermínios totais sob o comando<br />
Da bronca autoridade policial<br />
Que punha fogo na casa no matagal<br />
Em nome do fazendeiro chefe do bando<br />
<br />
Não sei se no atlântico ainda desemboco<br />
Porque antes de lá chegar sou compelido<br />
A romper em Xingó outro maciço bloco<br />
De concreto armado para meu gemido<br />
Sinto no peito a vergonha de Joacema<br />
Que agora já não toma banho distraída<br />
Mas a maior decepção da minha vida<br />
É o peixe não subir para a piracema!Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com8tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-1717414833972764882010-01-31T06:35:00.000-08:002010-01-31T06:48:28.357-08:00Melhores poemas que eu li<b>Procura da Poesia<br />
</b><br />
<b><i>Carlos Drummond de Andrade</i></b><br />
<br />
Não faças versos sobre acontecimentos.<br />
Não há criação nem morte perante a poesia.<br />
Diante dela, a vida é um sol estático,<br />
não aquece nem ilumina.<br />
As afinidades, os aniversários, <br />
os incidentes pessoais não contam.<br />
Não faças poesia com o corpo,<br />
esse excelente, completo e confortável corpo, <br />
tão infenso à efusão lírica.<br />
Tua gota de bile, tua careta de gozo <br />
ou de dor no escuro são indiferentes.<br />
Nem me reveles teus sentimentos,<br />
que se prevalecem do equívoco<br />
e tentam a longa viagem.<br />
O que pensas e sentes, isso ainda não é poesia.<br />
Não cantes tua cidade, deixa-a em paz.<br />
O canto não é o movimento das máquinas <br />
nem o segredo das casas.<br />
Não é música ouvida de passagem, <br />
rumor do mar nas ruas junto à linha de espuma.<br />
O canto não é a natureza<br />
nem os homens em sociedade.<br />
Para ele, chuva e noite, <br />
adiga e esperança nada significam.<br />
A poesia (não tires poesia das coisas)<br />
elide sujeito e objeto.<br />
Não dramatizes, não invoques,<br />
não indagues. Não percas tempo em mentir.<br />
Não te aborreças.<br />
Teu iate de marfim, teu sapato de diamante,<br />
vossas mazurcas e abusões, <br />
vossos esqueletos de família<br />
desaparecem na curva do tempo, <br />
é algo imprestável.<br />
Não recomponhas<br />
tua sepultada e merencória infância.<br />
Não osciles entre o espelho e a<br />
memória em dissipação.<br />
Que se dissipou, não era poesia.<br />
Que se partiu, cristal não era.<br />
Penetra surdamente no reino das palavras.<br />
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.<br />
Estão paralisados, mas não há desespero,<br />
há calma e frescura na superfície intata.<br />
Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.<br />
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.<br />
Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam.<br />
Espera que cada um se realize e consume<br />
com seu poder de palavra<br />
e seu poder de silêncio.<br />
Não forces o poema a desprender-se do limbo.<br />
Não colhas no chão o poema que se perdeu.<br />
Não adules o poema. Aceita-o<br />
como ele aceitará sua forma definitiva <br />
e concentrada no espaço.<br />
Chega mais perto e contempla as palavras.<br />
Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra<br />
e te pergunta, sem interesse pela resposta,<br />
pobre ou terrível, que lhe deres:<br />
Trouxeste a chave?<br />
Repara:<br />
ermas de melodia e conceito<br />
elas se refugiaram na noite, as palavras.<br />
Ainda úmidas e impregnadas de sono,<br />
rolam num rio difícil e se transformam em desprezo.Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-44909084508686490882010-01-31T01:04:00.000-08:002010-01-31T01:04:43.419-08:00BRASIL: A LAGOA DOS NEGROS<b>TAQUI PRA TI<br />
BRASIL: A LAGOA DOS NEGROS<br />
<br />
</b>José Ribamar Bessa Freire<br />
17/01/2010 - Diário do Amazonas<br />
<br />
Os índios mapuches e os camponeses que vivem às margens de uma lagoa, ao sul do Chile, juram que, de vez em quando, aparecem boiando no espelho d’água cabeças negras, com cabelo pixaim. Dizem que as cabeças vão surgindo, uma depois da outra. Dizem que ficam de bubuia, flutuando por um instante fugaz e, depois, voltam para o fundo da lagoa, conhecida, por isso, como Laguna de los Negros. Algumas histórias que ainda hoje circulam falam em oito cabeças, outras em vinte e até mais.<br />
<br />
Já tentaram fotografar as aparições, mas elas se mostram apenas em uma fração de segundo. Só quem pode vê-las é o morador da região, que sabe das coisas. Para os citadinos desinformados, vindos de fora, elas são invisíveis. Aí, como nada vêem, esses analfabetos da oralidade acham que tais “visagens” e “histórias de assombração” não passam de “fantasia de índio”, “superstição de camponês”, “crendice absurda”, “invenção”, “mentira” ou, no melhor dos casos, “puro folclore”, incompatível com a modernidade, a tecnologia, o pensamento científico, a metrópole, a internet. <br />
<br />
Foi aí que um historiador, para quem só vale o que está escrito, vasculhou arquivos em busca de pistas que explicassem o fato. Descobriu na documentação antiga que o colonizador espanhol decapitava os índios ou amarrava uma pedra no pescoço deles, atirando-os no fundo daquela lagoa, que ainda guarda o mistério e o encanto do tempo em que foi mais larga e profunda. <br />
<br />
O último registro escrito dá conta de um motim ocorrido em janeiro de 1804 no navio negreiro Prueba, quando 72 escravos trazidos da África em jaulas, como bichos, se revoltaram, mataram 18 marinheiros e exigiram que o capitão, chamado Carreño, voltasse pro Senegal. No retorno, um navio norteamericano atacou o barco e trucidou os revoltosos. Oito sobreviventes presos – um deles de nome Mure - foram condenados à morte e atirados no fundo da lagoa, de onde, de tempos em tempos, emergem. <br />
<br />
<b>As aparições</b><br />
<br />
O pesquisador uruguaio Nestor Ganduglia, que sabe ler oralidades, considera as aparições como uma estratégia de preservação da memória popular. É assim que as pessoas humildes fazem: não escrevem livros, mas gravam suas experiências, quase sempre amargas e dolorosas, na paisagem, nos costumes, nos rituais, nos cantos, nas vozes que transmitem suas narrativas lendárias, criando redes subterrâneas que mantêm a memória viva em um mundo dominado por versões oficiais – ele diz. <br />
<br />
A História oficial - relato escrito dos vencedores - apaga os crimes hediondos e afoga as atrocidades dos poderosos no lago do olvido. Milhares de ossadas permanecem insepultas nas águas da nossa América. Para serem lembradas é que, de vez em quando, sobem á tona na voz do povo, que resiste ao esquecimento e manifesta seu assombro, ao repassá-las oralmente de uma geração a outra, transpondo as barreiras do tempo. <br />
<br />
Eis o que eu queria dizer: o Brasil é uma enorme Lagoa dos Negros. Os horrores da escravidão foram esquecidos e os bandeirantes, que assassinaram índios, transformados em heróis. As narrativas das comunidades quilombolas, dos povos de terreiro e das aldeias indígenas continuam fora da sala de aula, do museu, do monumento e da mídia, apesar de uma lei recente obrigar sua inclusão nas escolas. <br />
<br />
O atual debate sobre a ditadura militar revela como a memória é apagada. Durante vinte anos, a repressão política seqüestrou, prendeu, espancou, torturou e exilou milhares de pessoas, deixando um saldo de 144 mortos sob tortura e 125 desaparecidos, cujos cadáveres não foram localizados, entre eles o do amazonense Thomaz Meirelles, aqui citado no domingo passado. <br />
<br />
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, ex-ministro da Justiça no governo FHC, de forma apressada, declarou ontem que os militares brasileiros desaparecidos sob os escombros no terremoto do Haiti não estão mais vivos. “A expressão desaparecido é técnica. Significa corpo não encontrado” – disse, prometendo localizar os cadáveres. Não quer, porém, igual tratamento aos desaparecidos políticos, que permanecem soterrados nos inacessíveis arquivos dos órgãos de repressão. <br />
<br />
<b>As memórias</b><br />
<br />
Na disputa pela memória, o presidente Lula assinou decreto, contendo um montão de resoluções aprovadas na 11ª. Conferência Nacional de Direitos Humanos, entre as quais a criação da Comissão da Verdade, encarregada de esclarecer “as violações de direitos humanos praticadas no contexto da repressão política” durante a ditadura militar. <br />
<br />
Lula explicou, anteontem, em entrevista a TV Mirante, no Maranhão, que o decreto manifesta apenas uma intenção: “O governo pode aceitar tudo, pode aceitar 80% ou 30%. Uma parte pode ser transformada em lei, a outra fica no programa”. A proposta pode ou não ser encaminhada como projeto de lei ao Congresso Nacional, onde vai ser analisada, discutida, emendada e votada, podendo ser aprovada ou rejeitada. O que a Comissão da Verdade vai fazer depende disso tudo e dos poderes a ela atribuídos. <br />
<br />
Embora a Comissão da Verdade seja apenas uma proposta indicativa, bastante tímida, sem poder legal, mesmo assim os comandantes militares reagiram contra ela como senhores e donos da memória nacional, papel que não lhes cabe constitucionalmente. Não querem sequer que a idéia seja discutida. Foram intransigentes. Exigiram que a expressão “repressão política” fosse apagada no novo decreto. Foram obedecidos. Os arquivos militares continuam fechados. Só nos resta resistir, mantendo os torturados de bubuia no lago de nossa memória. <br />
<br />
A tortura é considerada ilegal até mesmo pela legislação arbitrária de qualquer ditadura. Mas os torturadores só foram julgados – como Pinochet no Chile, depois de preso em Londres - quando os países que praticaram esse crime hediondo foram redemocratizados: Chile, Argentina, Uruguai, Portugal, Espanha, Grécia. Os processos judiciais atestaram a existência da democracia e contribuíram para recuperar a memória. <br />
<br />
A Argentina acaba de abrir os arquivos da ditadura. O Chile investiu US $20 milhões para construir o Museu da Memória e dos Direitos Humanos, um edifício de cinco andares, projetado – oh ironia! – por um escritório paulista de arquitetura. Tem um arquivo no subsolo aberto para consulta, milhares de fotos, cartazes, textos e testemunhos em vídeos com crianças em busca de seus pais e avós, além de um espaço – o velatón – onde o acrílico reproduz as velas que eram acesas nos locais de execução. <br />
<br />
Revanchismo? Insensatez? Não, apenas compromisso com a História. Cutucar a onça com vara curta? Pode ser se não sabemos o tamanho da nossa vara. Mas ninguém quer torturar os torturadores, apenas que respondam, dentro da lei, pelos atos que cometeram, assegurando-lhes um direito que eles não concederam às suas vítimas: o de ampla defesa. A impunidade deles contribui para que, ainda hoje, a tortura continue praticada em nosso país contra presos comuns, de origem pobre. <br />
<br />
Muitas cabeças ainda vão boiar no lago da memória, até que o Brasil, efetivamente, se redemocratize e tenha consciência de que o futuro só se transforma se encararmos o passado. Por isso é que a memória é tão importante.Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-66675342706498904192010-01-09T12:28:00.000-08:002010-01-09T12:28:05.901-08:00Jornal dos Bairros circula com notícias de impacto de Maceió e de AlagoasO semanário Jornal dos Bairros está circulando, em Maceió e nas principais cidades do Estado, desde sábado (9 de janeiro). Iniciativa dos jornalistas Iremar Marinho (ex-jornal Extra) e Fabiano Sarmento com o apoio de um grupo de jornalistas alagoanos, o Jornal dos Bairros publica as notícias de impacto de Maceió e de Alagoas, da forma como os demais jornais não publicam.<br />
<br />
A primeira edição do Jornal dos Bairros focaliza os contrastes de “Maceió dos ricos e dos pobres”, mostra a cidade engavetada e aponta soluções para melhorar o fluxo de veículos, como também os impactos positivos e a expansão imobiliária gerados com a chegada do Shopping Pátio Maceió, na parte alta da cidade.<br />
<br />
O jornal mostra como se movimentam as cabeças políticas alagoanas no ano político que começa. Iremar Marinho, na coluna Café Central, comenta o mundo político, e Fabiano Sarmento está “de butuca”, nos fatos da economia e da cidade.<br />
<br />
O corregedor-geral substituto da Polícia Federal, delegado Joacir Avelino, revela que 50% dos assassinatos, em Alagoas, têm relação com o tráfico de drogas e que crianças de 7 e 8 anos já estão envolvidas com o crime.<br />
<br />
O Jornal dos Bairros mostra onde estão os empregos em Alagoas e o avanço do setor de supermercados. EmeNóbrega mostra como fazer uma antena de banda larga caseira com um antena de lata,<br />
e o professor Eduardo Sarmento tira as dúvidas da língua portuguesa.<br />
<br />
Na edição estão os avanços da cirurgia plástica no Brasil e o combate à Aids, como também as notícias do rock-pop, com o jornalista e músico Marcelo Cabral, e Roberto Beckér falando de sua música.<br />
<br />
Iremar Marinho – 8113-0829<br />
<br />
Fabiano Sarmento – 8115-2501Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-21906066877455502642009-12-07T07:59:00.000-08:002010-09-17T09:40:01.408-07:00Iremar Marinho pede anistia políticaO jornalista e advogado alagoano Iremar Marinho <br />
ingressou, na Comissão de Anistia Política <br />
do Governo Federal, um processo para reaver seus direitos, <br />
inclusive seu emprego público federal, <br />
que lhe foi usurpado pela ditadura militar, em 1976.<br />
<br />
Iremar Marinho era funcionário concursado <br />
do antigo INPS (hoje INSS) e perdeu o emprego <br />
de agente administrativo, injusta e arbitrariamente, <br />
por participar de atividades "contra a Segurança Nacional", <br />
conforme alegaram seus "carrascos", travestidos <br />
de gestores públicos, que faziam o serviço sujo <br />
contra defensores da liberdade e da democracia, no país.<br />
<br />
O jornalista, então acadêmico de Direito da Universidade<br />
Federal de Alagoas, atuava pelo PC do B, na clandestinidade,<br />
e participava da redação, edição e distribuição dos jornais <br />
e outros impressos do Diretório Acadêmico da Faculdade <br />
de Direito e do Diretório Central dos Estudantes, <br />
juntamente com seus colegas Dênis Agra, Breno Agra, Freitas Neto, <br />
Eduardo Bomfim, Aldo Rebelo, Jefferson Costa, Norton Sarmento,<br />
Fernando Costa, Nabor Bulhões, Raul Pinto Paes, Gonçalves de Queiroz,<br />
entre outros integrantes da esquerda estudantil, em Alagoas.<br />
<br />
Sua demissão do emprego público ocorreu na véspera do Natal,<br />
por decisão dos órgãos de repressão, transmitida <br />
ao então superintendente do INPS em Alagoas, <br />
Nelson André do Nascimento, com influência direta <br />
do então secretário de Pessoal do órgão, <br />
Linésio Cavalcante, irmão do general/governador/<br />
deputado federal/senador Luiz Cavalcante.<br />
<br />
O pedido de anistia política de Iremar Marinho está<br />
minuciosamente documentado, para garantir <br />
sua indenizãção/reversão ao emprego, <br />
com aposentadoria automática, uma vez que<br />
o tempo-limite já foi alcançado.<br />
Ele é hipetenso e sequer tem plano de saúde. <br />
<br />
Iremar Marinho também vai reivindicar a sua nomeação <br />
para o cargo de Fiscal do Trabalho da DRT-Alagoas, <br />
para o qual foi aprovado em 16º lugar, mas o governo <br />
manobrou para que ele não fosse nomeado, transferindo<br />
sua vaga para o Estado do Pará, onde foi nomeado <br />
um protegido dos próceres da ditadura já morta.<br />
<br />
Marinho foi ainda aprovado no concurso de Juiz de Direito<br />
do Tribunal de Justiça de Alagoas, na prova mais difícil: <br />
Conhecimentos de Direito, sendo reprovado, por uma margem<br />
insignificante de pontos, na prova prática, a mais fácil, <br />
que consistia na elaboração de uma sentença. <br />
<br />
O advogado e jornalista foi também aprovado, <br />
em 33º lugar, no concurso para Coordenador Técnico <br />
do Tribunal de Justiça de Alagoas, não sendo nomeado, <br />
ao contrário da parentela de juízes, desembargadores <br />
e apadrinhados, alguns com nota inferior a sua.<br />
<br />
O século passado, no Brasil, registrou 36 anos <br />
de ditaduras (15 anos de Getúlio Vargas e 21 <br />
do regime militar de 1964), todas perseguindo <br />
seus opositores, demitindo dos empregos, <br />
prendendo, expulsando do país, cassando o direito <br />
de livre expressão, fechando casas legislativas <br />
e interferindo no Poder Judiciário, de modo acintoso, <br />
por fim, torturando e matando cidadãos<br />
considerados subversivos, como foram os casos <br />
dos alagoanos Jaime Miranda e Manoel Fiel Filho.Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com5tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-68797647023487289112009-12-02T08:20:00.000-08:002009-12-07T06:21:20.980-08:00Ailton Villanova e suas histórias da imprensaO jornalista Ailton Villanova acertou a mão no novo conteúdo<br />
de sua prestigiada coluna, na Tribuna Independente, <br />
focalizando personagens da imprensa e da vida alagoana. <br />
Mesmo os aspectos humorísticos dos personagens <br />
abordados constituem importante contribuição <br />
para o jornalismo e a história.<br />
<br />
São dignas de todo elogio as colunas <br />
em que Ailton Villanova focaliza o radialista/prefeio <br />
Sandoval Caju, o radialista José Carlos Campos <br />
e o jornalista Zito Cabral.Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-87790346569242352252009-11-30T18:42:00.000-08:002009-11-30T18:42:00.397-08:00Ardendo no fogo do infernoO repórter Valderi Melo fez uma matéria irada, <br />
no Alagoas 24 Horas, contra o advogado <br />
pré-candidato a senador pelo PPS José Costa,<br />
por ter "misturado" ações trabalhistas<br />
com política, ao falar a servidores públicos,<br />
no Sindicato dos Bancários de Alagoas,<br />
nesta segunda-feira (30).<br />
<br />
Lead da matéria: "O advogado José Costa, <br />
pré-candidato ao Senado pelo PPS, <br />
deixou um pequeno grupo de servidores <br />
indignados, nesta segunda-feira, 30, <br />
pela manhã - alguns até se retiraram <br />
do recinto - quando o ex-deputado federal <br />
desferiu ataques impiedosos contra <br />
senador Fernando Collor de Mello (PTB), <br />
dizendo que ele vai arder no fogo <br />
do inferno por ter confiscado <br />
a poupança dos brasileiros <br />
quando presidente da República".<br />
<br />
Valderi ainda colocou, na matéria, <br />
para desancar José Costa, um anônimo, <br />
declaradamente collorista/renanzista.<br />
Conclusão: o experimentado repórter é que acabou,<br />
ironicamente, misturando jornalismo com política.<br />
<br />
Por que será que Renan, Ronaldo Lessa, João Lyra,<br />
Benedito de Lira, Pinto de Luna, Teotonio Vilela,<br />
Cícero Almeida e outros podem misturar assuntos <br />
diversos com política, e José Costa não pode?Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-85255084894383934102009-11-30T15:16:00.000-08:002009-11-30T15:20:07.066-08:00Protesto com nariz de palhaço e panetoneDo lado de fora da residência do governador <br />
José Roberto Arruda, Ivan Rodrigues, <br />
enfermeiro do governo do Distrito Federal, <br />
fez um protesto solitário, nesta segunda-feira (30). <br />
Com nariz de palhaço, ele tentou distribuir pedaços <br />
de panetone a quem chegava para o encontro da cúpula<br />
do DEM para discutir e escândalo das propinas. <br />
<br />
- Essa é uma safadeza das maiores. <br />
Eles acham que somos palhaços.<br />
É uma armação pra cima da população. <br />
Se ele, Arruda, tiver hombridade sai <br />
do governo e de Brasília. Quem frauda<br />
painel rouba também dinheiro público. <br />
É demais o governo falar que gastou <br />
foi com panetone - protestou ele, <br />
fazendo referência ao episódio <br />
de violação do painel eletrônico do Senado, <br />
que levou Arruda a renunciar, em 2001, <br />
ao cargo de líder do governo FH na Casa. <br />
<br />
- Para onde vamos correr? Governador, <br />
vice-governador, o presidente da Câmara <br />
e até gente do Tribunal de Justiça. <br />
Somos reféns - completou o enfermeiro, <br />
que gritava para quem chegava para o encontro: <br />
<br />
- Bandido, assaltante! <br />
<br />
<i>Fonte: O Globo</i>Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-21525360821095140012009-11-30T14:58:00.000-08:002009-11-30T15:00:47.781-08:00Deputada recebe maço de propina e apela para o SenhorA líder do governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal, <br />
deputada Eurides Britto (PMDB), divulgou nesta segunda-feira (30) <br />
nota em resposta às denúncias de envolvimento no esquema <br />
de recebimento de propina. No pronunciamento, a parlamentar <br />
não explica as imagens em que aparece colocando um maço <br />
de dinheiro em uma bolsa marrom. Disse apenas estar “perplexa” <br />
com a acusação e apelou para o Senhor.<br />
<br />
"De onde vem a minha tranquilidade? Vem do Senhor. <br />
O embate político de 2010 começou cedo <br />
e veio da forma mais repugnante possível. <br />
Entrega o teu caminho ao Senhor e Ele tudo fará. <br />
Esta foi, é e sempre será a conduta <br />
de minha vida", declarou.<br />
<b>Tem jeito?!</b>Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-35007019601889173342009-11-30T08:02:00.000-08:002009-11-30T08:06:52.555-08:00TRT: 5,9% para jornalistas, sem retroativoEm sessão realizada na manhã desta quinta-feira (26), <br />
o Tribunal Regional do Trabalho começou a julgar <br />
o dissídio coletivo dos jornalistas para definir <br />
o índice de reajuste salarial da categoria. <br />
<br />
O voto da relatora, desembargadora Vanda Lustosa, <br />
foi por um reajuste de 5,9% (pouco superior <br />
a inflação acumulada de 5,83%), mas com vigência <br />
a partir da publicação da sentença.<br />
<br />
O julgamento do dissídio foi suspenso devido <br />
a um pedido de revista da relatora, <br />
para que seja feito um acerto técnico no parecer. <br />
Os demais desembargadores não manifestaram posição <br />
contrária ao voto dela, o que significa <br />
que nada mais deverá mudar. <br />
<br />
A Diretoria do Sindicato torce para que o processo<br />
retorne o mais breve possível ao Pleno,<br />
para que seja finalizado o julgamento <br />
e, posteriormente, saia a publicação do acórdão.<br />
<br />
AVALIAÇÃO<br />
<br />
O Sindicato avalia que o julgamento é prejudicial<br />
aos jornalistas, uma vez que estão negando <br />
o retroativo. O mínimo que se esperava do TRT <br />
era a reposição da inflação com <br />
o pagamento das diferenças.<br />
<br />
Embora revoltado com o encaminhamento da relatora, <br />
o Sindicato não está completamente surpreso. <br />
A entidade sempre alertou à categoria <br />
que o Tribunal é campo incerto, <br />
e que não deve ser o instrumento <br />
para exigir reajuste e aumento <br />
salarial dos patrões. <br />
<br />
O instrumento correto é a forte mobilização <br />
da categoria, com participação efetiva <br />
nas assembléias, manifestações <br />
e greve (caso necessário).<br />
<br />
Essa mobilização não pode ser apenas <br />
dos diretores do Sindicato, como foi <br />
na campanha salarial deste ano, porque <br />
as empresas têm como mapear o baixo nível<br />
de reação das redações e não<br />
se sentirão pressionadas. <br />
<br />
É preciso que todos ousem, demonstrem <br />
sua insatisfação nas ruas e locais de trabalho, <br />
cobrem respeito e valorização por aquilo que fazem. <br />
É assim que outras categorias, como bancários, <br />
petroleiros, financiários, metalúrgicos<br />
e eletricitários vêm conquistando todos <br />
os anos aumento real de salários. <br />
<br />
<i>Arnaldo Santtos - Sindjornal</i>Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-4402347714232065812009-11-29T04:07:00.000-08:002009-11-29T04:09:31.958-08:00Tribuna e Extra fora do Prêrmio BB/BraskemA novidade do Prêmio Banco do Brasil/Braskem<br />
de Jornalismo deste ano foi a ausência <br />
de premiações para os jornais Tribuna <br />
Independente e Extra - Alagoas. <br />
Estaria havendo queda de produção<br />
e de qualidade do pessoal?Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2883359228503276782.post-85084954664132077162009-11-29T03:36:00.000-08:002009-11-29T03:59:08.065-08:00Gazeta vence Prêmio BB/Braskem de JornalismoO jornal Gazeta de Alagoas venceu <br />
na 20ª edição do Prêmio Banco do Brasil/Braskem <br />
de Jornalismo 2009, com a matéria "Hospitais em<br />
estado de coma", dos jornalistas Maurício <br />
Gonçalves e Severino Carvalho. A solenidade <br />
que ocorreu na noite deste sábado, 28, <br />
no Espaço Pierre Chalita, em Jaraguá.<br />
<br />
A Gazeta de Alagoas também ganhou dois prêmios,<br />
com os jornalistas Lelo Macena, na categoria <br />
reportagem texto impresso, com a matéria<br />
"Cidades estão ameaçadas pelos lixões", <br />
e Fernando Coelho na categoria informação<br />
esportiva/cultural/turística, com a reportagem<br />
"Vidas Secas, 70 anos - Todos os sertões da existência".<br />
<br />
<b>PRÊMIO CONCORRIDO</b><br />
<br />
Concorreram ao Prêmio este ano, noventa <br />
jornalistas e estudantes, com 217 trabalhos inscritos. <br />
Foram premiadas as melhores reportagens produzidas <br />
entre outubro de 2008 e setembro deste ano <br />
em diversos veículos de comunicação. Ao todo, <br />
nove categorias e um prêmio principal, com uma <br />
premiação total no valor de R$ 31 mil, além de troféus. <br />
<br />
A novidade no Prêmio de 2009 foi a criação <br />
e inclusão da categoria webjornalismo, <br />
para contemplar os profissionais que atuam<br />
em sites de notícia.<br />
<br />
<b>CATEGORIAS E VENCEDORES DO PBBB 2009</b><br />
<br />
Prêmio Principal (grande vencedor) - <br />
Maurício Gonçalves e Severino Carvalho: <br />
"Hospitais em estado de coma" - Gazeta de Alagoas.<br />
<br />
Reportagem Texto impresso - Lelo Macena: <br />
"Cidades estão ameaçadas pelos lixões" – Gazeta de Alagoas.<br />
<br />
Reportagem de TV- Miguel Torres e Vera Valério: <br />
"Cientistas alagoanos lutam contra a extinção <br />
do pitu no Rio São Francisco" - TV Educativa.<br />
<br />
Fotografia - Esther Carvalho: "Degradação humana"-O Jornal.<br />
<br />
Informação Econômica/Política- Patrycia Monteiro: <br />
"Estagnação econômica atrasa o Estado" - O Jornal.<br />
<br />
Informação Esportiva/Cultural/Turística - <br />
Fernando Coelho: "Vidas Secas, 70 anos - <br />
Todos os sertões da existência" - Gazeta de Alagoas.<br />
<br />
Webjornalismo- Igor Castro: "A rota do turismo sexual<br />
em Alagoas" - Cada Minuto.<br />
<br />
Design Gráfico- Jamylle Bezerra: <br />
"Vander Lee em dois tons" - Jornal Primeira Edição.<br />
<br />
Assessoria de Imprensa - Carlos Gonçalves <br />
e Wellington Vasco: "Agente de Comunicação:<br />
a nova força de comunicação dos Correios".<br />
<br />
Prêmio Freitas Neto, destinado a estudantes<br />
de jornalismo - Raul Espinassé: <br />
"Caminhada sem-terra (foto)".<br />
<br />
<b>ANIVALDO MIRANDA: HOMENAGEADO DO ANO</b><br />
<br />
A solenidade teve início com uma homenagem<br />
ao jornalista Anivaldo Miranda, qque recebeu<br />
a Medalha Denis Agra, concedida todos os anos <br />
pelo sindicato da categoria a um jornalista<br />
cuja vida profissional, retidão de caráter <br />
e esforço pessoal tenham resultado em efetiva <br />
contribuição à imprensa e à sociedade alagoana.<br />
<br />
Segundo o Sindjornal-AL, a homenagem é um <br />
reconhecimento ao seu trabalho nos campos <br />
profissional, sindical, ambiental e pela <br />
redemocratização do país, com os quais está <br />
envolvido há mais de quarenta anos. <br />
Ex-vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas, <br />
Anivaldo Miranda é da geração que reuniu grandes<br />
nomes da imprensa, do sindicalismo e dos partidos <br />
de esquerda no Estado, a exemplo de Denis Agra, <br />
Freitas Neto e Tobias Granja. <br />
<br />
Fundador do Movimento pela Vida, contribuiu <br />
com a luta para combater o crime organizado <br />
e a tortura, além de atuar na defesa do meio <br />
ambiente. Atualmente é superintendente <br />
da Secretaria de Estado do Meio Ambiente <br />
e Recursos Hídricos (Semarh), <br />
onde já exerceu o cargo de secretário.<br />
<br />
<i>Fonte: Gazetaweb</i>Iremar Marinhohttp://www.blogger.com/profile/03278544412416699264noreply@blogger.com0